quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O USO DO GOOGLE EARTH

Como vão leitores ? Desculpe o sumiço pois estava envolvido com alguns projetos de geoprocessamento corporativos para empresa que trabalho. E viajando bastante, ministrando cursos e palestras sobre o uso do Google Earth Enterprise e  API premier do Google maps, utilização dessas soluções para empresas.
   Alguns alunos e amigos me cobraram um curso avançado do Google Earth para o dia a dia. Tanto para público especifico do geo e para aqueles aficionados em SIG.
Hoje trago a primeira parte do curso:  O USO AVANÇADO DO GOOGLE EARTH .
Recursos:


O primeiro passo para utilizar o Google Earth, é claro, consiste em instalá-lo. Mas não é qualquer computador que suporta o programa. A configuração mínima exigida é a de um PC com processador Pentium III 500 MHz (ou equivalente), 256 MB de memória RAM, 400 MB de espaço em disco, placa de vídeo 3D com 16 MB e resolução de 1024 x 768, além de conexão à internet em banda larga. Note, no entanto, que o Google recomenda uma máquina com, no mínimo, processador Pentium 4 de 2,4 GHz (ou equivalente), 512 MB de memória RAM, espaço em disco de 2 GB e placa de vídeo 3D com 32 MB.


  •  Software (google earth) que é gratuito e pode ser  baixado aqui , e instalado na sua estação de trabalho. Dúvidas para instalação ajuda clique aqui.
  • Boa vontade e Disposição, e um leve conhecimento de HTML Básico.

As perguntas irão começar, eu posso utilizar este material para que Google earth? 

  • Google earth EC.
  • Google earth PRO.
  • Google Earth (free).
  Obs: O tutorial será útil para todas as versos de Navegador da Terra da google. Há algumas modificações e utilidades nas versões pagas, só alguns recursos que não irão funcionar no Google Earth EC, como pesquisar que só irá funcionar se tiver licença PRO ou na customização do Google Earth Enterprise foi criado a função. 


   a) Conhecendo a Interface do Google Earth:


Depois de instalado (os passos da instalação não são abordados aqui por serem triviais), é possível acessar o Google Earth por um atalho na Área de Trabalho (Desktop) do Windows ou pelo Menu Iniciar, no item Google Earth. O sub-menu deste oferece três opções para iniciar o software: Google EarthIniciar Google Earth no modo DirectX e Iniciar Google Earth no modo OpenGL. A primeira opção - Iniciar Google Earth - abre o programa em sua configuração padrão, que usa as bibliotecas gráficas OpenLG. Se você notar uma lentidão muito grande ao fazer isso, feche o Google Earth e escolha o item Iniciar Google Earth no modo DirectX. Se notar alguma melhora, é porque sua placas de vídeo executa melhor o Google Earth usando as bibliotecas gráficas DirectX.
Uma vez que o Google Earth tenha sido carregado, uma tela semelhante a que é mostrada na imagem abaixo é exibida. Note que, para este tutorial, a visualização foi dividida em quatro partes para facilitar a explicação dos recursos do software.
A parte 1 vermelha contém os menus do programa. A parte 2 verde contém os recursos Pesquisar e Lugares, que permitem a localização das localidades das quais você deseja ver imagens, há também Camadas, que contem camadas de recursos do google earth, com  construções 3D.  A parte 3 é azul é a Barra de Recursos que contém os ícones de atalhos de algumas funcionalidades do google earth.

Parte 1: menus
Os menus permitem o acesso às funcionalidades essenciais do Google Earth. A versão usada neste tutorial é a  6.0 contém as seguintes opções:
  • Arquivo: este botão dá acesso a vários recursos, entre eles:

- Botão Abrir, que permite abrir um arquivo de localização (assunto abordado na segunda parte deste tutorial);

- Sub-menu Salvar, que permite salvar em formato JPEG a imagem que está sendo mostrada no momento e que também permite salvar um arquivo de localização dessa imagem. Assim, quando você quiser visitar esse ponto no Google Earth novamente, basta ir em Abrir e procurar esse arquivo. A opção Salvar também permite guardar um atalho do local que está sendo visualizado. Basta dar um nome a esse atalho e procurá-lo no recurso Lugares, mostrado na parte 2;
- Botão Reverter, que permite reverter as informações armazenadas em Lugares;
- Sub-menu Enviar por e-mail, que permite enviar pelo Gmail ou por um cliente de e-mail imagens ou arquivos de localização(Outlo;
- botão Compartilhar/Publicar, que direciona o usuário a uma página que explica como é possível compartilhar conteúdo (imagens, pontos interessantes, etc) pelo Google Earth;
- botão Visualizar no Google Maps, que permite a visualização do ponto atual no site Google Maps;
- botão Imprimir, para passar ao papel a imagem visualizada;
- botão Logout do servidor, que faz com que o Google Earth pare de acessar os servidores de imagens.

  •  Editar: menu que dá acesso às opções de colar, copiar, recortar, renomear, excluir ou atualizar atalhos de lugares e imagens, entre outros;




  • Visualizar: botão que dá acesso às opções de visualização, entre elas, desativar/ativar as barras de ferramentas, alterar a resolução, desativar/ativar grades, entre outros. Note que esse menu também dá acesso ao item Explorar, que permite escolher entre visualizar imagens da Terra, da Lua, de Marte ou do céu (constelações, planetas, etc), e também aos botões Imagens históricas e Superfície da água (ou equivalente). O primeiro permite ver conteúdo histórico de vários lugares (imagens anteriores), enquanto que o segundo permite analisar o mar. Você saberá mais sobre alguns desses recursos na segunda parte deste artigo. Outra funcionalidade interessante disponível no menu Visualizar é a opção de conferir as partes do planeta onde é noite. Para isso, basta escolha o item Dom (ou equivalente). Esse menu também oferece a opção Mostrar navegação, onde você pode escolher como os controles de navegação (vistos mais abaixo) aparecerão na tela;

  • Ferramentas: o menu Ferramentas permite alterar as configurações do Google Earth e acessar recursos adicionais, como o botão Web, que exibe um navegador de internet no programa, o botão Régua, que permite traçar um caminho ou medir a distância entre dois pontos, o botão GPS, que funciona apenas para quem é assinante do Google Earth Plus, o botão Reproduzir Passeio (ou equivalente), que exibe automaticamente os pontos marcados em Lugares, e o importantíssimo botão Opções.

       Hoje termino aqui este primeira parte do tutorial, que irei dividir em 3 partes, que serão apresentadas a baixo qualquer dúvida e só postar. Deixe seus comentários. 
  • Introdução: 
                              a) Conhecendo o Google Earth:
                              b) Menu de Opções
  • Adoção de Ícones Personalizados
  • Criar Balões Personalizados



Nenhum comentário:

Postar um comentário