sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carregando dados de GPS a partir de um arquivo no QGIS 2.0

Prática muito comum em campo é utilização de GPS  levantamentos, quer seja de precisão onde envolve GPS  com pós processamento, ou a utilização de GPS de navegação, aqui neste post irei mostrar os passos para realizar esta operação no QGIS 2.0 (Quantum GIS 2.0 Dufour). 

Essas tecnologias permitem a junção da coleta de dados em tempo real com informações precisas de posição, possibilitando uma eficiente manipulação e analise de grandes quantidades de dados geoespaciais.

Existem dezenas de diferentes formatos de arquivo para armazenar dados de GPS. O formato que o QGIS utilizar é chamado GPX (formato de troca de GPS), que é um formato de intercâmbio padrão que pode conter qualquer número de waypoints, rotas e trilhas no mesmo arquivo.
Para carregar um arquivo GPX primeiro você precisa para carregar o plugin. Plugins ‣ mActionShowPluginManagerPlugin Manager ... Abre o diálogo Plugin Manager. Ative o Ferramentas GPS checkbox.Quando este plugin está carregado com dois botões de um pequeno dispositivo de GPS portátil vai aparecer na barra de ferramentas:checkbox
  • gps_importer Criar uma nova camada GPX
  • gps_importer Ferramentas GPS
  1. Selecione Vetor ‣ ‣ Ferramentas GPS GPS ou clique no Ferramentas GPS ícone na barra de ferramentas e abrir o arquivo GPX Carga guia (veja figura GPS1 ).gps_importer
  2. Navegue até a pasta, selecione o arquivo GPX e clique em [Abrir] .
Figura GPS 1:
.. /.. /.. / _images / Loadgpx.png
Ferramentas GPS janela de diálogonix (Figura Manual do QGIS 2.0)
Use o [Procurar ...] botão para selecionar o arquivo GPX, então use as caixas de seleção para selecionar os tipos de recursos que você deseja carregar a partir desse arquivo GPX. Cada tipo de recurso será carregado em uma camada separada quando você clicar em [OK] .